06/05/11

Hebdomadário (I)




Os EUA anunciaram ao mundo a morte de Bin Laden. Os mercado reagiram e os homens também.
Poderia dizer que o assunto é incómodo, mas prefiro sair da incomodidade do silêncio a não revelar o que a minha consciência dita. Este não é um mero exercício do contraditório, mas antes uma questão de princípio que assumo em relação a Bin(es), Pinochet(s), Hitler(es), Estalin(es) e outras criaturas semelhantes que disseminaram e vulgarizaram a barbárie, o terror e o ódio.
Sei que não vivo num mundo ideal, sei que as relações entre os estados se baseiam nos interesses circunstanciais e estratégicos, na hipocrisia, no maquiavelismo económico e no pragmatismo da diplomacia de influência, termo inocente, em português suave, que dissimula a maioria das vezes interesses obscuros e não raramente tenebrosos.
Também sei que nunca me senti confrontado com a angústia de ter perdido familiares ou amigos num atentado terrorista, que não conhecia nenhum ser humano que estivesse nas torres gémeas, no metro de Madrid, em Aden, em Nairobi ou em Tikrit, que não vivo marcado pelo medo nem pela angústia da insegurança, que não tenho de me preocupar com questões de segurança individual ou colectiva, que não tenho de tomar decisões.
Mas nem mesmo assim, ou talvez por isso, eu consiga perceber que alguém se possa regozijar pela morte de alguém. Nem mesmo que essa morte seja a do nosso maior inimigo, pois não acredito que a verdadeira humanidade se construa a tiro.
Talvez o defeito seja meu, mas vou ter de viver com ele.

4 comentários:

  1. caro Relaxoterapeuta
    É claro, clarinho que há muito tempo que o meu caro tem um "admirador" secreto que está sempre atento aos seus posts e aparece sempre que publica algo. Já não é de agora. Mas um clik no caixote do lixo, lugar de onde vem este comentário e zás. volta para onde veio.
    Quanto ao post, não podia estar mais de acordo. O regozijo pela morte de uma semelhante é sempre um mau sinal.

    ResponderEliminar
  2. não me fecundem sffmaio 06, 2011

    Mais um mentecapto, agora punheteiro, não sei se fará a dita em auto flagelação... Provavelmente preferirá outro alguém!

    ResponderEliminar
  3. Flor do Lizmaio 08, 2011

    Boa tarde,

    Enfim... (para o comentador acima)

    ResponderEliminar
  4. Menina Flor de Liz,

    a menina não compreendeu as palavras do "não me fecundem sff". Ele referia-se a um comentário que eleminei, escrito por um tal "punheteiro", título com que que se identificou.

    ResponderEliminar