18/01/11

Memória do Futuro




Apesar de não parecer hoje foi dia de festa, c’uma porra! Há lá maior legado que contar entre os nossos com gente destemida e valente, lutadora, c’uma porra? Há lá maior testamento que enfrentar a pena capital e o degredo, com coragem, com dignidade e sem medo? Há lá maior carácter e bravura do que lutar contra a ditadura? Por aquilo em que se acredita de forma inabalável? Não deveria ser esta a marca d’água deste povo, carago? Mas… agora reparo, o que é feito de nós, c’uma porra? De mim, de ti, do vizinho, do vidreiro, da empalhadeira, do lapidário, do metalúrgico, do gajo que tirou o curso à noite, na Escola Comercial e Industrial, enquanto de dia colhia bolas de fogo à boca do forno? Que é feito da solidariedade, da camaradagem, da sobriedade, do sacrifício, da honra, da vaidade de ser gente boa? Onde está a fibra, o nervo, a vontade? Onde está a dignidade? Onde está a esperança, catano? Entretemo-nos a discutir merdas e merdinhas e o pintelho e mais o pinchavelho e o carago, e esquecemos que o futuro já aí vem, que o tempo perdido jamais se recupera, que o mais importante somos todos e não cada um de nós…
Os Marinhenses com memória celebraram hoje a memória. Não por saudade mas por uma réstia de orgulho, pela glória que lhes corre nas veias e pela perpétua vontade de vencer, até os seus próprios medos. Pois se eles ousaram enfrentar, porque não  haveremos nós de ousar também? De quem é o pinhal? É nosso, foscasse!!!



8 comentários:

  1. "Sondagem
    Cavaco ganha à primeira volta e Alegre empata com Nobre
    Francisco Teixeira
    19/01/11 00:05

    Cavaco consegue 62% das intenções de voto. Alegre com 15% e Nobre com 13% disputam segundo lugar.

    Cavaco Silva vence as eleições presidenciais à primeira volta, deixando Manuel Alegre com apenas 15% dos votos e tecnicamente empatado com Fernando Nobre.

    É esta a antevisão da sondagem da Marktest para o Económico e TSF que dá ao candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS uma vantagem confortável de 62% das intenções de voto e aponta o presidente da AMI como a grande novidade das presidenciais do próximo domingo, alcançando os 13%. Praticamente o mesmo valor que o candidato apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda, Manuel Alegre, que tem contado com a presença de destacadas figuras dos dois partidos nas suas acções de campanha.

    Com o trabalho de campo a ser realizado ainda antes da última semana de campanha (entre os dias 14 e 16 de Janeiro) mas já incorporando algumas das críticas severas de Cavaco ao Governo e os casos BPN e BPP, os dados da Marktest espelham uma abstenção de 35% (25% de indecisos, 5% não respondem e 4% não votam). A confirmar-se seria o segundo valor mais baixo de sempre em eleições presidenciais que contam com um presidente recandidato. Apenas 4% garantem que votarão em branco."

    ResponderEliminar
  2. Ele há bigodes para todos os gostos e feitios. Uns são artísticos, outros rústicos e toscos e outros mudam de forma à vontade do hospedeiro.
    Não percebi porque é que o bigode foi para aqui chamado.
    O post apela à nossa capacidade de interpretar a nossa história recente, focando nas nossas gentes a atitude de coragem, o espírito de luta e de resistência, a solidariedade e a generosidade praticadas, em contraponto com o que se passa à nossa volta,joje, com Cavaco ou com Alegre.
    De facto, os nossos pais e avós, se fossem vivos, esperariam mais de todos nós.
    Façamos um apelo a nós próprios.
    Invoquemos a razão, pensemos com o coração e sejamos consequentes com o nosso passado.

    ResponderEliminar
  3. Recorro à minha memória e solidarizo-me com texto que o relaxoterapeuta aqui escreve. Só falta um foscasse no final !!!

    Se não leva a mal, acho que quando interpreta a comunidade que o rodeia é muito melhor do que a bitaitar sobre assuntos nacionais.

    ResponderEliminar
  4. Para o homem dos bigodes.
    Não custa nada ler e se for capaz, de raciocionar.

    http://tempodascerejas.blogspot.com/2011/01/truques-ate-sexta-feira-meia-noite.html

    ResponderEliminar
  5. Um bigode vai levar o povo Portugues se não se livrar de tamanho embuste.
    Mas o meu comentário tem a ver com a presente publicação do caro Relaxoterapeuta.um texto que exalta os valores nobres da coragem,da determinação e da luta das nossas gentes que no passado e no presente ousam enfrentar os desafios e teimam em não querer voltar a tráz.Teimam num Portugal de Abril,teimam em ser democratas,honrrando os valentes de 1934,que desafiaram a ditadura,tal como desafiamos no presente aqueles que querem amordaçar os Portugueses.Por isso no próximo domingo saibamos protestar e condenar aqueles que fazendo de conta que nada têm a ver com a situação,procuram reconduzir-se no cargo.

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo, linha a linha, este post do Relaxoterapeuta e, para culminar, não deixaria de colocar o tal 'foscasse'...
    Vai-nos realmente faltando a fibra e vamos deixando que os vendilhões se apoderem do templo, pedra a pedra!...

    No primeiro quadrado é que a minha cruzinha não cai!
    Não confio em homens que não fazem outra coisa que não sejam auto elogiar-se!

    ResponderEliminar
  7. não me fecundem sffjaneiro 21, 2011

    Lindo, mas também com "foscasse"

    ResponderEliminar