25/01/11

Demo Cracia

Ontem de manhã a Lurdes Rata chegou cá a casa com um sorrisinho nos lábios, um esgar irónico de provocadora, e a fronha marcada – o olho direito apresentava um hematoma em tons de um exuberante azul-lilás, por certo, em resultado de mais uma das habituais investidas selváticas da cavalgadura a que chama marido e que por habito trata de forma patética e de uma meiguice quase obscena por, “o meu Tininho”.
“Então Lurdes, o que é que se passa? Parece que hoje acordaste bem disposta…” – atirei-lhe eu. “Bem feita! Bem feita!” – respondeu com ar vitorioso – “O Sócrates perdeu! É bem feita! Julgava que podia andar a mentir e a roubar a gente a torto e a direito, não pensava? Toma lá que já almoçaste!”.
Quase tocado pelo inusitado entusiasmo de uma mulher cujo avô foi torturado às mãos da PIDE e que sempre fez questão de anunciar que só votava “na foice e no martelo”, atirei-lhe o isco - “Não me digas que votaste no Cavaco?”. Olhou para mim com ar irado e disparou - “Eu quero é que o Cavaco e Silva se quilhe! Pus lá a cruz mas não foi para ele ganhar, foi p’ró Sócrates perder, esse bandido! Olhe que até a minha comadre Judite que é toda PS e que não falta a uma Quinta-Feira da Ascensão nas Árvores, votou naquele senhor que é médico dos pobrezinhos. Ela diz que não grama o Alegre desde que ele fez aquela malandrice de concorrer contra o Soares e isso não lhe perdoa. Olhe, isto é tudo a mesma quadrilha, um bando de vigaristas é o que é. Razão tem a minha filha e o namorado que nem puseram lá os pés para votar. Ficaram à lareira o dia todo a ver filmes e a fazer marmelada. Eu até já a avisei: Vânia Catarina, se queres estar na marmelada com o Mauro, ao menos vai para o teu quarto que cá em casa não quero poucas-vergonhas. Mas olhe que aquele da Madeira é que disse umas verdades, o que eu me ri com aquele malandro.”
Face à clarividência da análise produzida pela Lurdes Rata, na minha cabeça fez-se luz, afinal aqueles resultados que na véspera me pareciam inverosímeis, estapafúrdios, bizarros até, tinham afinal um motivo, uma explicação plausível, uma razão mediata - uma profunda descrença e irritação, e um preocupante alheamento, tudo traduzido no “voto contra”, um voto negativo, de censura, não a favor de algum candidato ou de algum projecto, mas simplesmente um voto de negação: um voto em Cavaco contra Sócrates, um voto em Alegre contra Cavaco, um voto em Nobre contra Alegre, um voto em Lopes porque é do contra, um voto em Coelho contra a racionalidade, um voto em branco (ou nulo) contra o status e até os abstencionistas, como habitualmente, votaram contra a democracia.
“Então e esse olho à Belenenses? Não me digas que o Tininho te foi outra vez às fuças?!”. Lurdes baixou os olhos num misto de vergonha e de embaraço, não conseguindo conter uma lágrima amarga. “Mas porque não deixas tu esse animal, mulher?” – perguntei-lhe revoltado. Retomando a compostura Lurdes Rata respondeu conformada – “Ele não me trata bem, não me dá alegrias nem me dá prazer. No fundo até tenho pena dele, porque se calhar ele nem é mau homem. E deste já sei eu o que espero. Já viu se a seguir me calhasse um pior?”. “Pior que o quê?” – questionei-a meio aparvalhado.


12 comentários:

  1. Caro Relaxoterapeuta
    Espero que me perdoe, mas não resisti e surripiei-lhe o link deste excelente post.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olha ainda bem que o roubaste porque eu estava com muita necessidade de me rir. Desconhecia este teu amigo mas vou já «linká-lo»
    Essa quanto mais apanha mais gosta dele.Há homens com sorte.....
    O futuro dirá qual dos dois mente mais....até lá fico aqui no meu canto como os outros.....marmelada nãao.... que me sobem os diabetes....
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Há muitas maneiras de atenuar a dor
    uma, quase sempre eficaz, é esta:
    o humor
    (que não altera a causa da dor)

    ResponderEliminar
  4. Ora Bem!
    Valeu a pena cá vir.
    O humor é melhor que o Ben-u-ron!
    Cá virei de novo.

    ResponderEliminar
  5. já repararam que os votos brancos e nulos não contaram para o apuramento eleitoral destas eleições? Ou seja quem se deslocou às Assembleias de voto para votar, manifestar a sua ooção ( votar em branco é tão legitimo como em qualquer candidato)o seu voto foi para o mesmo saco que aqueles que ficaram em casa à lareira?
    E que se tivessem contado como nos outros actos eleitorais (legislativas e autarquicas) o Cavaco não teria obtido maioria absoluta e haveria 2º volta?
    E esta , heim?

    ResponderEliminar
  6. Meu caro,
    O seu blogue foi-me dado a conhecr pelo blogue folha seca.
    Passo a ser seu seguidor.
    Um abraço desde Macau

    ResponderEliminar
  7. Caro Relaxoterapeuta
    À muito que leio o que escreve desde o "largo das calhandreiras" penso que só comentei uma vez e foi ao dar-lhe as boas vindas quando criou o "conto do vigário",não me é fácil comentar o que escreve. Mas hoje não resisti, ontem à noite este seu post foi-me lido pela voz do "folha seca" e hoje tive que o reler, de facto a (Lurdes) consegue nos transmitir de uma forma espectacular no molho de bróculos em que estamos metidos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Há um velho ditado que diz "quanto mais me bates mais eu gosto de ti".
    E de facto isto aplica-se inteiramente à nossa situação.Os Portugueses,ainda que uma minoria,(25%)votaram para que a situação continuasse na mesma.E como resposta desse Senhor,tiveram logo o seu discurso de vitória que mais não foi,que a arrogância de um Presidente incapaz de lidar com a critica e com a oposição própria de um regime democratico.
    Um Presidente reeleito com a menor percentagem de sempre,já que perdeu relativamente as eleiçõesde 2006 cerca de meio milhão de votos.
    Portanto a vit´ria não foi tão expressiva,que dê para considerar que a sua eleição foi um exito.Antes pelo contário...
    Vamos esperar,mas concerteza o nosso futuro continuará adiado porque Socrates e Cavaco,são a face da mesma moeda.

    ResponderEliminar
  9. Em boa hora segui o conselho do folha seca. Depois de ler esta bela prosa,não me vou esquecer de voltar

    ResponderEliminar
  10. Flor do Lizjaneiro 27, 2011

    Boa tarde,

    Genial, mas isto não está para rir.

    ResponderEliminar
  11. não me fecundem sffjaneiro 27, 2011

    Estive tentado a não comentar, mas tal é a qualidade, que não pude deixar em branco.

    ResponderEliminar
  12. Faço minhas as palavras dos 'oradores' anteriores.
    Está de mestre!
    Pobre Lurdes Rata (!...) que é como quem diz - pobres de nós, que apesar de irmos ficando com os olhos esmurrados, teimamos em ver no 'nosso homem' (entenda-se a chusma que nos 'governa'!), um homem bom, apesar de nos ir pisando, depenando e coisas terminadas em 'endo'!
    Parabéns Relaxoterapeuta

    ResponderEliminar