10/11/12

Concertação Disfuncional






Quarta-feira de manhã, deveriam ser umas oito e meia, nove horas, estava eu a vestir-me após a higiene matinal, quando, de supetão, Lurdes Rata me entra quarto-a-dentro, de aspirador, pano do pó e língua afiada, apanhando-me de chicharro pendurado. Procurei cobrir as vergonhas com o que tinha à mão, uma peúga.
- Então? Já não se bate à porta? – perguntei eu sentindo as bochechas roborizarem e a incomodidade do bicho que continuava ao léu em mais de um terço, espreitando com ar apalermado por de trás da peúga 42, de biqueira reforçada.
- Deixe lá, não se preocupe que estou habituada a ver misérias – respondeu pronta a sopeira, vigiando a fera adormecida pelo canto do olho. Não fosse o diabo tecê-las...
- Miséria? Miséria? Isso é na Grécia, nós cá não temos disso, quanto muito temos fome.
- Olha, olha… e a fome não é miséria? – retorquiu Lurdes com irritação.
Não cedi.
- Miséria é outra coisa. A fome mata-se, todos ajudam e a coisa fica resolvida – respondi procurando mostrar indiferença.
- Pois olhe, fique sabendo que aquilo que me paga é tão pouco que miséria é haver dias em que quero dar de comer aos meus garotos e não tenho. Você não sabe o que é a necessidade. Você ainda não percebeu que só o continuo a aturar porque preciso? Devia viver com o que eu vivo para saber o que era doce.
Matreira, Lurdes tentava conquistar-me um sentimento de pena. Ttinha de reagir sem vacilar - Se calhar querias comer bifes todos os dias, não? – retorqui.
Lurde virou-me costas. Não contendo as lágrimas ligou o aspirador, ignorando-me naquela triste figura.
Aproveitando a aberta, alcancei a toalha de cima da cama e cobri-me da cintura para baixo. Obviamente que o pranto de Lurdes era para me amaciar. As mulheres têm destas coisas, sabem como provocar sentimentos num homem. Contudo, a situação não se compadecia com momentos de fraqueza. Retomei o diálogo procurando que a concertação levasse Lurdes Rata a perceber o que realmente estava em causa. Procurei um registo melodramático e recomecei.
- Olha Lurdes, vê se percebes uma coisa. A vida está muito difícil para todos e se não te pago mais é porque não posso. Aliás, tenho… temos, queria eu dizer, de refund… ou melhor, reorganizar as taref… - Lurdes cortou-me a palavra, lançando-me um olhar de desdém.
- Gaste menos em viagens, em vinhos, em presuntos e nessas merdas todas, que já tem mais dinheiro para me pagar.
Lurdes não percebia o óbvio, tive de lhe explicar tentando manter a calma institucional e o registo monocórdico do professor que ensina o bê-á-bá aos putos.
- Não estás a compreender. Daquilo que eu recebo, isso que tu dizes são amendoins, a maior parte vai para te pagar. A maior parte da despesa que tenho é contigo. Se quero reduzir as despesas tenho de te pagar menos, poi há coisas de que não posso prescindir, tenho de manter alguma qualidade de vida. Se eu quero poupar para trocar de carro ou outra coisa do género, tenho de te pagar menos. Custa dizer isto mas é a verdade e, infelizmente,  a única alternativa. Percebes o que eu quero dizer?
- Não é não! Não é não! Há outra alternativa e sabe qual é? Passa você a fazer o comer, a lavar a roupa e a limpar a merda que faz. Percebeu o que eu disse?
Lurdes virou costas e deixou-me enrolado à toalha de chicharro pendurado. O pobre bicho parecia não perceber peva do que se estava a passar. Senti-me incompreendido. Estranhamente, um forte amargo a fel invadiu-me a boca e a alma. Corri à cozinha a abrir uma Pêra-Manca de 2005, para me tirar o gosto. Um vinho excepcional. Por momentos senti-me um pequeno burguês.
 
 

9 comentários:

  1. Meu caro
    Agradeço o facto de me pôr a rir à gargalhada (coisa bastante saudável). Saudo o regresso da Lurdes Rata e os vossos excelentes diálogos.
    De facto com humor podem-se tratar coisas sérias.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Passei por aqui por sugestão de um amigo. Gostei bastante do texto. Irónico mas revelador duma tristre realidade. É por isso que se diz que o humor é uma forma superior de ver as coisas.
    Parabéns e continue.

    José Rebelo

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Sérgio Bento por mais este texto.

    ResponderEliminar
  4. A. Constâncionovembro 11, 2012

    Já há muito que não tinha o prazer de ler um texto como este.
    Bem haja por nos ter trazido de novo a Lurdes Rata, que provávelmente a Isabel Jonet não conhece.
    Surpreenda-nos mais vezes. Faça um esforço e escreva.
    Nesta fase defícil que atravessamos quase todos, faz bem à alma ler prosa desta qualidade.

    ResponderEliminar
  5. Do melhor, obrigado!

    ResponderEliminar
  6. amândio fernandesnovembro 12, 2012

    Excelente e obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Ó relaxado: vai dar banho ao cão.

    ResponderEliminar
  8. Caro Relaxoterapeuta. É com gosto que voltamos a ler o que escreve. Esperamos que continue.

    Quanto aos comentários como o das 14.11 (o último), próprio de quem não sabe quando deve ficar calado - que é uma das características das pessoas inteligentes -, não ligue!

    ResponderEliminar
  9. Caro Relaxoterapeuta,
    Desculpe-me a intimidade, mas venho dizer-lhe que finalmente há algo a correr bem: O seu regresso ao Conto do Vigário e saber que afinal a D. Lurdes Rata não só não foi dispensada, como mantém a fúria inconformista de quem não aceita levar desaforos para casa. A senhora, parece até de pavio mais próximo da explosão, farta das tretas que deve estar de quem a não considera e não lhe entende as urgências.
    Modestamente, tal como todos os que vão alcançando o essencial da mensagem, peço-lhe que continue a alegrar com as cores da sua escrita os quadros da nossa triste realidade.
    Obrigado.

    ResponderEliminar